sábado, 29 de março de 2014

Parthenon

           

           O Parthenon é um templo dedicado deusa grega Athena, construído no século V a.C. na Acrópolis (colina sagrada) da cidade de Atenas. É a maior maravilha da Grécia antiga, uma inspiração arquitetônica, um ícone de perfeição.Foi construído como símbolo de sucesso e hegemonia (quando venceram a guerra contra os persas) significava que estavam no comando. Construído durante o governo de Péricles, cujo supervisor da obra foi Fídias, um famoso escultor da época, e sofreram varias críticas pela construção. O projeto é de autoria dos arquitetos Ictinus e Calícrates, que se basiam nos preceitos da arquitetura dórica, cuja característica principal é a utilização de colunas caneladas, de molde redondo com uma placa quadrada em cima. 
          O Pathernon possui 30 metros de largura e 69 metros de comprimento, e consumiu milhares de toneladas de mármore (a pedra brilhante). O dinheiro utilizado na obra foi uma contribuição dos aliados para a guerra contra a Pérsia. Os trabalhadores utilizavam bois para puxar as grandes pedras como um rolo compressor,  e usavam guindastes com roldanas e atrás da estrutura tinha um molinete.No seu interior,  ficava a rica e impressionante estatua da deusa da sabedoria Atena, feita com marfim e ouro, era extravagante com 12 metros de altura e mais de uma tonelada de ouro. Estima-se que a estatua custou mais caro que todo o Parthenon. Um friso de 159 metros comprimento ilustrava o procissão anual em honra a Atena. A construção começou em 447 a.C. e estava substancialmente pronta em 438 a.C., mas a decoração continuou até 433 a.C. O Parthenon e outros edifícios da acrópole formam hoje um dos mais visitados sítios arqueológicos da Grécia e o Ministério da Cultura grega leva adiante um programa de restauração e reconstrução.


Pathernon em ruinas
 
Estátua da deusa Athena
                     
Friso no Pathernon

           O tema escolhido é uma procissão em honra da deusa Atena. Foi composto de modo que as figuras do friso esculpido parecessem acompanhar o observador que caminhasse pelo templo na mesma direção que elas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário