Do Grego NEO "novo", mais LITHOS "pedra"
O período neolítico ou idade da pedra polida refere-se ao povo que habitou a terra por volta de 8 mil a.C.. Eram sedentários, ou seja, fixavam suas aldeias em determinado local. Este povo mais evoluído que os paleolíticos dominaram a natureza, aprenderam a produzir o próprio alimento através da agricultura e pecuária, o que consequentemente gerou um aumento rápido da população. Faziam suas aldeias próximas a rios pois, além da pesca, estes locais proporcionavam uma terra fértil.
Este povo fazia a arquitetura megalítica, que eram esculturas com grandes blocos de pedra que serviam como marcação de território, preservação da memória, religião e calendário. Os exemplos são o menir, cromlech e Dólmen.
- Menir: Também chamado de parafita, é um grande bloco de pedra polida que era colocado na vertical e utilizado para demarcar território, marcar as estações e para cerimônias religiosas.
O menir do Monte dos Almendres, Évora, Portugal.
- Cromeleque (Cromlech): Monumento megalítico composto de vários menires disposto em forma circular. Era local de culto e rituais religiosos.
Cromlech de Almendres, Évora, Portugal.
- Dólmen: Monumento formado por duas ou mais pedras verticais onde assenta outra grande pedra, que eram utilizados como abrigo para os mortos (túmulos).
Palavra-chave: dólmen; cromeleque; cromlech; munir; sedentários; megalítica; pedra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário