domingo, 30 de março de 2014

Colunas gregas (ordens)

     Em arquitetura, ordens significa todos os fatores que caracterizam um elemento de uma determinada época ou um determinado movimento artístico. As colunas eram elementos fundamentais na arquitetura dos antigos impérios. Eram elementos tanto arquitetônicos como decorativos. 



Ordem Dórica:
O estilo arquitetônico dórico é representado pela mais antiga e mais simples coluna grega. O termo dórico refere aos dórios, povo que viveu na Grécia na península de Peloponeso. Nesta ordem a coluna inicia direto do piso (estilóbata, ultimo degrau), não havendo base. As colunas eram divididas em fuste (cilíndrico com caneluras, com altura máxima equivalente a cinco vezes e meia o diâmetro) e capitel (cabeça da coluna). O capitel é bem simples de forma lisa sem decoração, em forma geométrica chamada ábaco. A arquitrave (estrutura na horizontal que fica sobre o capitel, que ligava uma coluna na outra) não possuí elementos decorativos. A ordem dórica era muito usada em templos masculinos devido à sua estrutura bruta e circunferência maior que a jônica. Nas colunas foi introduzido o entasis, que era uma redução gradual da sessão à medida que subia na altura e compensava o efeito visual de concavidade das colunas uniformes.



Ordem jônica
Desenvolvida a partir do século V a.C. posterior à ordem dórica, na região de Atenas banhada pelo mar Egeu pelos jônios. A divisão da fachada era igual ao do templo dórico as diferenças davam-se nos detalhes. As colunas eram mais detalhadas com menor grau de entasis (deixava ele mais fino, dando delicadeza à peça), duas volutas,tinha inspiração orgânica e foi acrescentado uma base, chamada de plinto (base quadrada e com moldura), o friso era decorado com figuras humanas e de deuses em baixo relevo. Existiram colunas em forma de mulheres em homenagem às jovens da região de Cária, que foram escravizadas como parte de um acordo feito com os persas.  Era empregado em templos femininos. 

Ordem Coríntia 
É uma evolução da ordem jônica com maior valorização da ornamentação. O nome é em relação à cidade de Corinto, rival econômica e cultural de Atenas, caracterizada pelo luxo e alto padrão de vida dos habitantes. O capitel tinha uma forma de sino invertido, decorado por folhas e brotos de acanto, uma planta da região, que se curvava na ponta, e quatro pequenas volutas. A altura tinha onze vezes o diâmetro. A arquitrave era composta de três tablados dispostos do menor para o maior dando um efeito de aumento. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário