segunda-feira, 24 de março de 2014

Mesopotâmia

     A palavra grega Mesopotâmia significa 'terra entre rios' e é uma região localizada no Oriente Médio, é rodeada por desertos e fica entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje se localiza o Iraque. Durante a revolução neolítica começou a surgir as primeiras cidades na região, e o local era de fácil acesso e facilmente invadida devido à bacia larga e pouco profunda. As construções eram feitas de tijolos pois não dispunham de pedras e o elemento principal para construção era o adobe. Eles eram politeístas, acreditavam na vida após a morte mas não davam a mesma importância que os egípcios. Os deuses serviam para resolver os problemas da terra e cada cidade tinha o seu deus, eles possuíam o lado do bem e do mal como os humanos, se alguém fizesse algo de errado o deus castigava. O Patesi era o intermediário entre o homem e os deuses, era o líder religioso. O templo servia para cultos religiosos mas também era usado para guardar os tesouros e como governo e comércio. A cidade mais importante era Ur.


    Os sumérios vieram da Pérsia para a região em 3000 a.C.. São conhecidos por desenvolverem a escrita cuneiforme (feita em placas de argila escritas com estiletes), inventarem a roda, o governo e a jardinagem, utilizavam técnicas de irrigação, barragens e metalurgia do bronze.

Escrita cuneiforme

     O Zigurate era o templo dos sumérios, era o monumento mais importante da cidade. Tinha forma de pirâmide terraplanada, construída de tijolos secos ao sol e tijolos queimados. Possuía 7 pavimentos que representavam  os 7 céus, 7 planetas e os 7 metais. Foi construída para o deus da lua, e é umas das que se conservaram em melhor estado pois Nabucodonosor II ordenou a reconstrução.
   
O Zigurate de Ur



Nenhum comentário:

Postar um comentário